9 de abril de 2014

Efeito sanfona, saiba mais e acabe com ele!

Olá meninas, tudo bom?

Fui no nutrólogo semana passada para começar uma dieta com suplementação (falarei disso em outro post), eu já estava seguindo uma dieta (minha irmã fez um post falando detalhadamente Aqui), mas hoje vim falar sobre um papel que o médico deu para nós duas falando sobre o efeito sanfona. Achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês.

As pessoas que desejam emagrecer e optam por algo radical, provavelmente não tem uma noção clara de que o excesso de peso é um problema sério, que deve ser tratado de forma equilibrada, respeitando o corpo e suas necessidades.

Quando o emagrecimento não faz parte de um processo consciente, ao conquistar o peso desejado a pessoa volta a comer de forma errada e engorda novamente. Por isso, muitos endocrinologistas constatam que quem vive de "dieta" estará acima do peso considerado saudável num futuro não muito distante.



O efeito sanfona pode ser considerado uma "vingança" do organismo para fazer o corpo voltar a ter o peso que tinha antes do emagrecimento. Isso ocorre porque o cérebro tende a manter o maior peso que a pessoa já teve, pois a células de gorduras adquiridas na infância e na adolescência não morrem, apenas "murcham". É necessário que o organismo passe muitos anos numa determinada faixa de peso para se adaptar a esse novo peso.

Mais do que se submeter à regimes alimentares severos, é necessários mudar de atitude perante a vida e o prato de comida.

"Não existe milagre, remédio ou dieta para emagrecer definitivamente, sem que aconteça uma mudança de comportamento. Essa regra é básica para quem deseja emagrecer e se ver livre do efeito sanfona".

O emagrecimento deve ser um processo lento e gradual, conforme os hábitos vão se modificando. Se a pessoa não consegue controlar a quantidade e a qualidade do que se come e se boicotar, seu problema deve ser analisado não só por um nutricionista, mas também por um psicólogo.


Tratar causas de alguns problemas emocionais pode ser fundamental para que o emagrecimento ocorra e perdure. Perder e recuperar peso pode ter efeito psicológico negativo (depressão, auto-estima baixa, isolamento, sentimento de fracasso).

Quem deseja emagrecer deve estar psicologicamente preparado para comprometer-se com mudanças no estilo de vida para o resto da vida.

E aí meninas, gostaram?! Espero que tenha acrescentado algo na vida de vocês, porque é muito importante se conscientizar sobre esse problema para evitar estragos maiores, não é mesmo!

Ps: se você quer começar uma dieta, procure um profissional (nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista) tenho certeza que ele (a) irá escolher uma dieta específica para você e seus objetivos, estabelecendo metas (bem melhor do que começar por conta, minha opinião).

Beijos Manu! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário